No último dia 25 de Novembro de 2023, mais conhecido como sábado passado, realizamos o 1o. Mobile REST Summit, evento realizado por mim, Adriano Santos, na Av. Paulista pertinho no MASP. Posso adiantar que foi cansativo pra mim e meu staff, chegamos em casa exaustos, porém muito realizados. Foi um sucesso. Palestras e Palestrantes de Alto Nível técnico que apostaram na ideia e comparareçam trazendo e compartilhando muito conhecimento.
Foram ao todo 07 palestras, sendo duas minhas e as demais dos palestrantes que vou mencionar aqui.
Palestras e Palestrantes
Nós organizamos um sábado com 07 paletras ao todo como mencionado acima. O dia começou com a palestra do Gabriel Oliveira do Delphi na Veia (Instagram @delphinaveia). O Gabriel contou pra nós um pouco dos desafios da mudança de VCL (Visual Componente Library) para FMX (Firemonkey). De fato, migrar uma aplicação ou mesmo desenvolver sistemas em FMX envolve diversos desafios, mesmo para quem tem uma certa experiência, isso porque muitos conceitos mudam, além de estarmos falando de uma biblioteca de componentes bastante nova em relação a VCL que nasceu com o Delphi.
Por isso a palestra foi bastante aplaudida e abriu a mente de muitos devs que participaram do sábado.
Em seguida ministrei minha palestra falando um pouco sobre as principais dicas para a Preparação, Compilação e Distribuição de API’s REST com Horse em Amazon EC2, Ubuntu 22. Eu comentei com o público sobre as principais vantagens de se subir sua API Horse em modo serviço no DAEMON do Linux. A tarefa é relativamente simples, mas exige alguns cuidados que foram mencionados na palestra. Me deparei com um cenário onde muitos devs estão desenvolvendo suas apis, mas distribuindo por outros meios, tais como: Modo Console no Windows, CGI e Serviço do Windows, mas Linux poucos devs levantaram a mão.
Um pouco antes do almoço subiu ao palco meu sócio Gabriel Baltazar, que veio do Rio de Janeiro pra falar de um tema que deixou a platéia bastante entusiasmada, Migration, já ouviu falar? Quantas vezes você enviou uma versão ao seu cliente e esqueceu de rodar um script do banco e deu o famoso erro “Field not found” ou “Table not exists”, entre outros? Ou quando um membro do time criou o campo e esqueceu de avisar o restante, terrível né? Pois é. É disso que se trata o Migration. Aprendemos com o Gabriel que o Migration é um framework que nos auxilia nessa tarefa e elimina por completo problemas como esse, foi simplesmente sensacional a palestra. Valeu muito a pena assistir.
Fizemos uma pausa para o almoço e retormamos com uma palestra bem estratégica, pra dar uma chacoalhada na turma. Fernandes Lima que é especialista em Práticas Ágeis, Produteiro e mestre em lidença de times falou um pouco sobre como melhorar prazos de entrega, problema que é muito comum em softwarehouses de todo o país. Sabemos que dar prazos e ser mais assertivo é um desafio grande para desenvolvedores individuais até grandes empresas. Fernandes deu boas dicas e tenho certeza que abriu a mente de todos.
“Você quebrou vários tabus na minha mente. Obrigado. Volto pra casa diferente”
Disse um congressista ao Fernandes.
E esse foi o propósito do evento, fazer a galera se mexer, pensar em algo que na nossa solidão como programador muitas vezes não pensamos. Excelente.
Período da Tarde
Após a palestra do Fernandes, retornei ao palco pra mostrar pra todos Como se tornar um Dev Android em 02 dias. Sim, é possível, basta entender alguns princípios e conceitos do sistema operacional e botar a mão na massa. Falei um pouco sobre como montar o ambiente de desenvolvimento ideal, alguns desafios pra manter atualizado o SDK e NDK do Android, bem como os principais aspectos do SO. Ufa, não é fácil, mas é possível. Tenho certeza que todos saíram com a cabeça a milhão pensando em várias coias. Aproveitei, claro, pra cutucar os empresários que estava no evento e “não” levantaram a mão quando pergutei “Quem já está pensando Android aqui em seus PDVs e outros projetos?”, sim, precisa olhar. O Android tem invadido dispositivos de todos os tamanhos, vamos olhar pra isso galera. Dinheiro em cima da mesa parado.
Coffe-Break
Ahhhhh, não pode falar né? Um bom coffee pra galera relaxar, conversar, fazer novas amizades e novos negócios. Momento de descontração.
Newton Oliveira Embarcadero MVP e especialista em pagamentos falou um pouco sobre os segredos de se desenvolver aplicaçõe integradas a maquininhas de pagamento POS. Que palestra TOP! Tema super importante e tirou o fôlego de muito dev. Muitos detalhes, dicas, informações, passo a passo, foi incrível. E nós descobrimos que, como dizia Marcelo Rezende, “dá trabalho pra fazer”, porém o processo não é tão difícil como se acredita, é totalmente possível entender o processo com poucos passos. Obrigado pelas dicas Newton.
Fechamos o evento com uma baita palestra do meu amigo Mário Guedes, que falou um pouco sobre o REDIS. Você sabe o que é REDIS? O REDIS é um banco de dados NoSQL bastante utilizado para fazer cacheamento de dados, entretanto descubrimos que ele possui uma sério de outros recursos e utilidades que não fazíamos ideia. Ele é realmente muito poderoso. Valeu muito a pena aguardar o final do evento para receber essa enxurrada de conhecimento e ficamos todos ansiosos pra colocar isso em prática ainda hoje, segunda-feira, e ai…acha que dá? Bora?
Agradecimentos
Reintero aqui meus agradecimentos assim como fiz no palco. Foi um sonho realizado. Havia muito tempo que queria reuniur um time pra botar esse evento na rua e trazer desenvolvedores de todos os cantos. Agradeço a todo o meu staff que me ajudou a fazer tudo isso acontecer, Camila e Ananda, nosso time comercial. Francisco e Pollianny que estiveram à frente da nossa lojinha. Meus amigos Newton Oliveira, Gabriel Oliveira, Gabriel Baltazar, Fernandes Lima e Mário Guedes, meu muito obrigado. E claro, sem meu público, nada disso poderia ter acontecido. Muito obrigado a todos que compareçam. Um forte abraço a todos.
Já temos Pré-Data para o 2o. Mobile REST Summit 2024
Siimmmmmmm, já estamos com a pré-data. Será a princípio no mesmo local na data de 02 de Março de 2024. Prepare-se para um evento maior, espero você no próprio ano. Muito obrigado, curta agora algumas fotos.
Fui